Páginas

4.11.10

Juliana Imai: por John-Paul Pietrus











A ultra-power ubermodel brasileira Juliana Imai é uma das modelos que desde pequeno quando ainda, lia alguma coisa na VOGUE (lia muita coisa... rsrs), mais me irradiava beleza, apesar de pouco parecer com o esteriótipo do que entendia por uma BRASILEIRA, não era a Gisele Bundchen que poderia, para mim,odelopower ubermas proprias o o espirito diferenças,ra o made sucesso tendo um esteri resumir uma identidade entre as mulheres e talvez dos brasileiros em geral, apesar de diversas diferenças existente entre as próprias brasileiras, para mim pouco importava também o legal era ter muitas modelos brasileiras que dominassem o mundo da moda ou não. Isso sim em minha pequenina cabeça era o máximo. Hoje percebo através dos autores em que estudo em ciências sociais como as caracteriscas físicas, biológicas, as diferenças entre classes, divisão social do trabalho pouco importam no momento em que o espírito de nacionalidade chama a atenção de se identificar e a se afirmar como brasileiro a cultura é fator essencial nesse aspct, não sei se posso afirmar com tantra precisão mas credito que a cultura esteje intrinsecamente ligado a esse sentimento de identificação do eu entre os mais diversos povos e nações.


Lista de autores que discorrem sobre conceito de cultura:


LARAIA, Roque.Cultura um conceito antropológico.Rio de Janeiro:ZAHAR, 2002.

Este livro do Laraia é ótimo é curto e é um autor conceituado no meio academico, a leitura não é cansativa e a demais cita vários exemplos de experiencias antroplogicas em outras sociedades.

GEETZ, Clifford."Descrição densa: por uma teoria interpretava da cultura".In: Ainterpretação das culturas.Rio de Janeiro: LTC,1989.

Este link é de um breve resumo na Wikipidia, vale apena conferir.


4 comentários:

  1. Seus posts são o máximo Danilo! Falam de moda, cultura e incitam a gente a pensar... acho que de qualquer maneira estamos muito bem representados no mundo da moda, a Juliana é lindíssima, assim como as Alessandras, Adrianas, Raqueis, Giseles e muitas outras!
    Beijos das finas!

    ResponderExcluir
  2. Dan, não entendo de moda, mas a menina é belíssima.

    Adorei seu apontamento sobre sentimento de brasilidade/nacionalismo sobrepondo as diferenças reais me faz lembrar aqueles momentos que ficamos super felizes em ver o Brasil lá fora, seja representado pelas super-modelos, seja por esportistas, atores, filmes, ou quando algum nome famoso do mundo da moda diz que sua coleção é inspirada no Brasil, etc, como isso nos afeta e nos orgulha...Identidade nacional construção hiper forte!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha vindo aqui e nunca havia comentado .. hoje, foi inevitável!
    Adorei seu depoimento, liga a moda a um "patriotismo" de maneira inspiradora e amorosa!
    Parabéns, vc tem muito talento! Precisamos de mais visões e opiniões assim, ligando uma ciência a este universo que nos encanta, a moda! Para que o nosso Brasil siga crescendo, se destacando no mundo fashion! =o)
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Querido te respondi lá mesmo no meu bloguezito, viu?
    Passa lá!
    Beeeeijo grande .. =o)

    ResponderExcluir