Páginas

10.11.10

Quem dita à moda? Compreendendo a cadeia têxtil.


AS TENDÊNCIAS

“Em tese as tendências são o denominador comum da moda”(Palomino, pg.36). Aparecem na ponta da cadeia têxtil nas empresas que, produzem as fibras e as fiações. São os birôs de estilo e os pesquisadores que observam quais são as cores, tecidos, materiais que estarão disponíveis no mercado com antecedência de dois anos e um ano e meio, sendo um ano para as formas a serem utilizados, disponíveis aos estilistas.

Os birôs de estilo são chaves essências para o contratante, quanto mais influente e informado for menos riscos ele correra ao lançar uma tendência (essa vinda do mercado). Os birôs iram também trabalhar com, os principais marqueteiros para a aposta de uma tendência.

O individualismo dos anos 80 e 90 junto com as tribos urbanas derrubaram a forma de ditar tendência, feitas por estilistas renomados, sendo Worth grande pioneiro desta ditatura nos anos 30 e logo em seguida Dior no auge dos anos 50.

Chales F. Worth e Christian Dior. Queda do império da ditadura.


A tendência conclui-se que é o que está na moda, se observa os detalhes presentes em desfiles anteriores em coleções apresentadas em outras cidades e conclui-se que tal forma, por exemplo, é uma tendência ou uma cor que apareça na maioria das coleções como o preto.
Cores e Formas.

O QUE ACONTECEM COM AS ROUPAS DEPOIS DOS DESFILES

Vão para os showrooms onde compradores farão seus pedidos. E as confecções adaptaram as roupas de acordo com os pedidos das lojas e dos compradores.

A imprensa por sua vez vai filtrar as informações e decidir se, por exemplo, a mood for rock, qual a melhor modelo, melhor cenário, fotógrafa e técnica nesse estilo. Selecionam-se os stylists e produtores que vão aos showrooms escolher as roupas. Tudo baseado no que observaram. As publicações do estilista na imprensa determinam o quociente hype de cada estilista.

Paul Smith, Ralph Lauren, Unique e Versace S/S2011.

UMA NOVA PERSONAGEM: O STYLIST

É um super produtor de moda, ele defini a imagem final do trabalho. Este profissional deve conhecer de história da arte e moda e acompanhar o mundo da música e do cinema. Deve ter grande referencia visual, fazer um trabalho original de preferência inédito.
Stylist: Dudu Bertholini, Carine Roitfield.

Resumo:
PALOMINO, Erika. Cap.3 Quem dita a moda? Compreendendo a cadeia têxtil. In: A moda / Erika Palomino. São Paulo: Publifolha, 2002

7 comentários:

  1. Eu a-do-rei. Um post muito bem elaborado e tao dificil de encontrar em blogs de moda. Parabens, Danilo!
    Bjx, Jor

    ResponderExcluir
  2. Daaaaan, adoro os posts mais embasados! Esta ótimo, bem especifíco e sem ficar maçante, bjs amigo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, querido, o post está ótimo!

    Fico muito feliz em ver que estás apreciando as leituras!


    :****

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado Juliana!!!
    Espero que você também venha a fazer parte da bloguefesra como minha amiga, se participa de alguma rede social pode me add lá ou deixar seu contato aqui que add.

    Adoraria falar contigo!
    :)

    ResponderExcluir
  5. E não é q está de parabéns msm. Sucinto e completo na exposição de todos os sistemas q compõem o ramo da moda. Adorei. Uma aula de primeira.

    ResponderExcluir
  6. Oi Querido!!! ADOREI SEU POST!!! Tendência tema para mais de metrosss de ''tecidos''... !! Vamos ''discutir'' mais sobre isso ein..saudades!! Viu a nova coleção da marca?? visita la www.duehsatelier.blogspot.com (site sendo reformulado)
    Bjs
    Laura Reis
    www.modaoqueestpegando.blogspot.com

    ResponderExcluir